quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Frase do dia:

To com sono boa noite!

Delta do Dia =)

Spore: Creature Creator, o jogo do ano.


Spore é com certeza um dos melhores jogos lançados neste ano de 2008, prouzido pela Eletronic Arts o jogo se baseia na evolução de uma criatura, desde ao estagio de bactéria até o estagio espacial.

Estagio da Poça:
Tudo começa em uma poça de agua onde você é um ser unicelular, você tem a opção de escolher se você irá ser carnivoro ou herbivoro, quando você está no estagio de bacteria a sua uinca missão é se alimentar e se desenvolver, os herbivoros se alimentam de vegetais presentes na agua, e os carnivoros se alimentam de outras bacterias e restos que ficam boiando na agua, quanto mais você se alimenta mais genes(dinheiro do jogo) você ganha, com os genes você pode comprar outras partes do corpo, como: olhos, espinhos, barbatanas...

Estagio Criatura:
Após voce atingir o tamanho maximo no estagio de bacteria vc sai da agua e ganha pernas e uma coluna, neste proximo estagio sua missão é se alimentar e desenvolver o cerebro e ''comprar'' novas partes para a sua criatura,sempre há variaz especies de criaturas nesse estagio, voce pode fazer alianças ou simplismente atacalas, se voce for uma criatura que socializa com as outras voce ganha o titulo de sociavel, quando voce ataca muitas especies voce ganha o titulo de predador,há tambem uma novidade nesse estagio voce pode ser herbivoro carnivoro ou onivoro, quanto mais voce desenvolve suas capacidades mentais voce pode recrutar criaturas da sua especie para formar um bando, apos atingido o numero maximo de integrantes no bando e o maximo de capacidade mental voce podera formar uma tribo.

Estagio Tribal:
No estagio tribal voce ira controla a tribo toda e não apenas um individuo, nesse estagio o seu principal objetivo é tentar dominar as outras tribos seja fazendo alianças ou as exterminando, cada tribo tem um chefe ele é o individuo mais forte de toda a tribo, cada tribo domina um tibo de ferramenta entre elas estão: machados, lanças, tochas... A cada tribo conquistada voce passa a dominar a ferramenta que ela dominava.Voce tambem pode equipar as suas criaturas com mascaras, chapeus...o que ajuda bastante na hora da batalha.
Para completar o objetivo é necessario apanhar comida nas arvores para alimentar as criaturas de sua tribo, a vantagem de fazer aliados é que eles não te atacem e ainda te dão comida. Quanto mais tribos conquistadas maior o numero de criaturas voce podera fazer na tribo, quando voce consegue conquistar todas as tribos a sua raça é a dominante no planeta dai voce passa para o estagio de civilização.

Estagio de Civilização:
No Estagio de civilização a sua raça é a dominante e mais inteligente no planeta, o seu objetivo é dominar as outras cidades.
Logo quando voce passa para esse estagio voce irá construi a prefeitura, as casa, fabricas, e lugares de lazer do jeito que voce quiser.
Voce ira escolher se a sua cidade sera voltada para a economia, para a guerra ou para a religião,
voce podera fazer 3 tipos de veiculos: 1 terrestre, 1 aquatico, 1 aereo, todos do tamanho e da forma da sua imaginação, cada peça colocada altera a capacidade do veiculo. Voce pode dominar as cidades fazendo rotas comerciais com elas e depois comprando ou simplismnte atacando as cidades. para ganhar dinheiro voce tem de explorar as fontes de especiarias presentes no planeta. Após ter conquistado todas as cidades o planeta fica a seu comando e você sai na galaxia a procura de novas formas de vida!

Estagio Espacial:
No estagio espacial você irá construir a sua nave espacial para explorar uma galaxia inteira, são milhares de sistemas solares desconhecidos com varioz planetas que podem ser colonizados e modificados deixando-os abitaveis elevando o seu nivel, os planetas são classificados de T0 à T3, por exemplo um planeta T0 é um pessímo planeta a ser abitado, T1 já é melhor que o T0 mas continua sendo ruim, T2 é um bom planeta , T3 é o melhor planeta.
Cada planeta produz um tipo de especiaria que pode ser vendida por diferentes preços em outros planetas, o planeta T3 costuma ser o que produz mais quantidade de especiarias e o T0 menos.
O seu objetivo é destruir os temidos Grox.
Com certeza o estagio espacial é o mais abranjente, voce pode ter uma frota de naves aliadas fazendo alianças com planetas aliados, pode comprar planeta fazendo rotas comerciais, e pode tbm atacar planetas.
Nesse estagio voce pode equipar sua nave com armas e equipamentos, tudo é comprado com o dinheiro da venda de especiarias, em cada planeta o preço varia.
Ou seja: Quanto mais planetas conquistados mais dinheiro e mais atualizaçoes na sua nave.

O jogo é muito facil de jogar por mais complicado que pareça, o EA games traduziu todo o jogo para o português o que facilita ainda mais a jogabilidade, vale a pena comprar.

Alguns Videos do Jogo:
Trailer do jogo(clique aki)
Fazendo Criatura1(clique aki)
Fazendo Criatura2(clique aki)

AK-47: A arma do século

A HISTÓRIA DA ARMA:
Em 1941, Mikhail Kalashnikov tinha 22 anos e trabalhava com mecanismos dos tanque soviéticos da 2ª guerra mundial. Com a invasão nazista a Moscou, Mikhail teve de ir para dentro dos tanques lutar contra as tropas de Hitler. Os alemães bombardearam 90% da cadade, e no meio dela o tanque de Mikhail, ele teve o ombro direito destruido por estilhaços de uma bomba que havia atingido seu tanque, ele foi mandado para o hospital onde ficou por mais de 1 ano, sem nada para fazer começou a desenhar armas. ''Uma vez um soldado me perguntou: 'Por que nós temos 1 rifle para cada 2 ou 3 soldados enquanto um alemão tem armas automaticas?' Então decidi desenhar uma para nós'' disse ele em 2003 para o jornal britanico The guardian.
O projeto do automático de kalashnikov, 1947,(dai Ak-47) é quase um plagio do fuzil alemão Sturmgewehr. O traço particular do rifle russo é a simplicidade , feito de apenas 8 peças pode ser montado em menos de um minuto por qualquer criança (não é atoa que estão frequentemente entre os usuarios da arma) isso permite que um soldado no campo de batalha concerte sua arma com a primeira peça de fuzil que encontrar pela frente .
O Ak é praticamente indestrutivel ''a prova de soldados'' como se diz na linguagem dos milicios.
Pode rolar na areia, cair na lama mesmo assim é capaz de dar centenas de tiros por minuto.
É uma arma perfeita perfeita para ser usada em guerrilhas de 3º mundo.
Com tantas vantagens o Ak conquistou Stálin. Teve licenças de fabricação distribuidas de graça para paises comunistas do leste europeu como a Polônia, Hungria, Bulgária, Alemanha Oriental e Iuguslávia. Tambem passou a ser fabricado na Coreia do Norte e na China. E varias modificçoes o deixaram mais sofisticado, como as versões AKM, AK-74, e o AK-103.
A maior conquista do Ak foi a guerra do vietnã, nas selvas tropicalis, o ak resistia a poeira, lama e era uma arma agil de desparos já os M-16 americanos não funcionava sujos, O ak ficou com reputação de indestrutivel enquanto o M-16 perdia espaço, foram feitas varias alterações no M-16, até chegar nos modelos de hoje em dia.
Hoje em dia o Ak é muito usado por Terrorista do Oriente Médio(Osama Bin Laden, frequentemente tira fotos possando com Ak nas mãos), Em guerrilhas na Africa, e tambem na America do sul, muito usada por narcotraficantes, e ela chegou até as favelas do Rio de Janeiro, frequentemente policiais apreendem o fuzil em poder de traficantes. Segundo o Guinness o Ak é a arma mais usada atualmente no mundo., e tambem a que mais atirou e matou pessoas em toda a historia.

Especificações:
Tipo: Fuzil Automatico
Pais de Origem: União Sovietica
Inventor: Mikhail Kalashnikov
Data do projeto: 1947
Tempo em Serviço: 1949 até Atualidade
Calibre: 7,62 x 39 mm
Operação: Pistão a gás
Cadencia de tiro: 600 tpm (tiros por minuto)
Velocidade de saida do projéctil: 710m/s
Alcance com precisão: 900m
Peso: Descarregada - 3,8 kg
Carregada - 4,3 kg
Comprimento total: 870mm
Comprimento de cano: 415mm
Alimentação: Carregadores de 20, 30 ou 90 balas
Mira: Alça Regulável e ponto de mira
Atualizações: AK-47, AK-47/1952, AKS-47, RPK, AKM, AK-74, AK-101, AK-103 e AK-107.

Energia nuclear: Saiba mais sobre este recurso de energia.



1-SURGIMENTO DO URÂNIO: Há bilhões de anos, explosões de estrelas supernovas soltaram rochas a aproximadamente 10.000 km/s. Essa matéria se colidia, provocando fusões nucleares. O resíduo das explosões(materiais como o ouro, chumbo, ferro, e urânio) ajudaram a formar a Terra

2-MINÉRIO DE URÂNIO:
Aproximadamente 500 vezes mais comum que o ouro o urânio fica alojado em rochas comuns, a poucos metros de profundidade do solo. Atualmente o Brasil tem a 5ª maior reserva de urânio do mundo. Nas minas o urânio vira um pó amarelo conhecido por yellow cake.

3- ENRIQUENCIMENTO DO URÂNIO: Existem 3 tipos de urânio,o 234;235;238, o mais raro é o isótopo 234 e o mais comum é o 238(compõe 99,3% do total de urânio). O urânio 235 é mais instável: suas ligações quebram facilmente, por isso é o preferido das usinas nucleares. Parauasr urânio como combustivel é necessario enriquecê-lo: botar um pouco de U 235 no U 238

4- ''BALINHAS'': Depois de separado triturado e enriquecido o urânio vira pastilhas de 1cm de altura por 0,8 de diametro, cada uma delas gera energia para uma casa durante um mês. Até aqui o urânio ainda é uma pedra comum, que não emite radiotividade perigosa. É em forma de pastilha que ele vira energia nuclear da usina.

5- OS RESTOS DA USINA: Depois da fissão nuclear na usina o que resta são átomos radiotivos de plutônio, iodo, césio e dezenas de outros elementos radiotaivos. O plutônio emite radiação alfa, que é absorvida pelos ossos humanos e causa câncer em poucos dias. Roupas, ferramentas, peças e canos impregnados de radioatividade são lixo atômico mais leve.

6- ARMAZENAMENTO DO LIXO NUCLEAR:
O plutônio precisa ser aramzenado em câmaras de concreto e chumbo até que pare de oferecer tanto risco - cerca de 24.000 anos. As usinas de Anga I e Angra II produzem 43 toneladas desse lixo atômico por ano. Esse lixo pode também voltar ao laboratório e ser usado em bombas atômicas como a de Nagasaki.