quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Carbono neutro: cidade-pirâmide de Dubai poderá 'sustentar' 1 milhão de habitantes


Impressionante é a cidade do futuro, projetada por designers ambientalistas da empresa Timelinks, baseada em Dubai. O projeto é baseado no conceito de carbono neutro e energias renovaveis. A gigantesca superestrutura em forma de pirâmide irá abranger uma área de 2,3 quilômetros quadrados e será capaz de sustentar uma comunidade de até 1 milhão de habitantes.

A Timelinks afirma que os seus Ziggurat (originalmente o nome de um templo da antiga Mesopotâmia) serão totalmente auto-suficientes, capazes de funcionar utilizando vapor de água, vento e outros recursos naturais. As áreas verdes públicas e privadas serão projetadas para áreas de lazer e agricultura irrigada (tornando o complexo auto-sustentavel), e todo o lixo tratado e reaproveitado.

O sistema de transporte público, supereficiente, conectado em todo o complexo por uma rede integrada de 360 graus, funciona tando vertical quanto horizontalmente, dispensando o uso de carros particulares.

A enorme ecopirâmide será apresentada no Cityscape Dubai 2008, evento que ocorrerá entre 6 e 9 de outubro e proporciona um fórum anual que celebra o melhor em imóveis, arquitetura, urbanismo e design de todo o mundo.

"De acordo com o Instituto Internacional para o Desenvolvimento Urbano, as tecnologias incorporadas ao projeto Ziggurat irão torná-lo uma metrópole viável."

LHC


Nesta quarta feira, dia 10/09/08 entrou em funcionamento o maior acelerador de partículas do mundo, o que para muitas pessoas significa: a maior Arma de Destruição em Massa do planeta é o LHC - Large Hadron Collider ou em português, grande colisor de hadrões. Orçado em 4 bilhões de euros, é a maior máquina do mundo, com um comprimento de 27 km na divisa entre Suiça e França em profundidades que variam de 50 a 150m. Tem um total de 9300 magnetos supercondutores no seu interior. Além do maior acelerador de partículas do mundo, é também um dos maiores sistemas criogénicos, em que a temperatura dos magnetos supercondutores será de aproximadamente 271 graus negativos, utilizando cerca de 10.080 toneladas de nitrogénio líquido e 60 toneladas de hélio líquido. No entanto o LHC é uma máquina de extremo calor, pois na colisão de 2 protons será gerada uma quantidade de calor de cerca de 100.000 vezes a temperatura do núcleo do sol.

Objetivos:
Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das particulas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, entre outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de higgs. Caso a teoria dos campos de Higgs estiver correta, ela será descoberta pelo LHC. Procura-se também a existência da super simetria. Experiências que investigam a massa e a fraqueza da gravidade serão um equipamento toroidal do LHC e CMS ("Solenóide de múon compacto"). Elas irão envolver aproximadamente 2 mil fisicos de 35 paises e dois laboratorios autonomos ,o JINR e o CERN.
As experiencias por meio do LHC devem permitir descobrir várias partículas dotadas de todas as cargas de energia e exercendo as mesmas interações que as partículas do modo padrão conhecidas.

Criticas e Riscos:
Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra. Para tanto, corre um processo num tribunal do Hawai tentando impedir a experiência, até que haja uma total comprovação de que não haja riscos. Outros acusam o CERN e não ter realizado os estudos de impacto ambiental necessários. No entanto, apesar das alegações de uma suposta criação de um buraco negro, o que de fato poderia ocorrer seria a formação de strange quarks , possibilitando uma reação em cadeia e gerando a materia estranha ; esta possui a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, logo gerando uma reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado em uma espécie de matéria estranha.
Apesar das alegações "catastróficas", físicos teóricos de notável reputação como Stephen Hawking e Lisa Randall firmam que tais teorias são meramente absurdas, e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revisadas e estão sob controle.
Entretanto, se um buraco negro fosse produzido dentro do LHC, ele teria um tamanho milhões de vezes menor que um grão de areia, e não viveria mais de 10-27 segundos (ou 0,0000000000000000000000000001 segundo) , pois por ser um buraco negro, emitiria radiação e se extinguiria.
Mas, supondo que mesmo assim ele continuasse estável, continuaria sendo inofensivo. Esse buraco negro teria sido criado à velocidade da luz (300 mil km por segundo) e continuaria a passear neste ritmo se não desaparecesse. Em menos de 1 segundo ele atravessaria as paredes do LHC e se afastaria em direção ao espaço. A única maneira de ele permanecer na Terra é se sua velocidade for diminuída a 15 km por segundo. E, supondo que isto ocorresse, ele iria para o centro da Terra, devido à gravidade , mas continuaria não sendo ameaçador. Para representar perigo, seria preciso que ele adquirisse massa, mas com o tamanho de um próton, ele passaria pela Terra sem colidir com outra partícula (não parece, mas o mundo ultramicroscópico é quase todo formado por vazio), e ele só encontraria um próton para somar à sua massa a cada 30 minutos a 200 horas. Para chegar a ter 1 miligrama, seria preciso mais tempo do que a idade atual do universo.
O cientista do MIT, Ph.D em astrofisica pela a Universidade de Bolonha , o brasileiro Gabriel Moraes Ernst, considera a teoria concernente com as principais vertentes de análise, ao considerar a aplicabilidade da transferência de pósitrons com base na massa do buraco negro gerado.

Interrupção no funcionamento:
Em 19 de setembro de 2008 ocorreu um incidente no setor 34 do LHC que resultou em grande vazamento de héliono túnel. Segundo um press release publicado pelo CERN no dia seguinte, foram feitas investigações preliminares que apontaram como provável causa do problema um defeito na ligação elétrica entre dois imãs , o que causou a falha mecânica.
A Organização informou na nota que o setor teria de ser objeto de reparos, o que interromperia o funcionamento do LHC por, no mínimo, dois meses. Os reparos demorariam apenas alguns dias, mas o setor onde ocorreu o incidente deve ser aquecido para tornar possível a manutenção, consequentemente levando mais tempo.

F-1 terá 'pneus verdes' no GP do Japão


A Fórmula 1 terá uma novidade visual no GP do Japão, que será disputado neste domingo: os sulcos dos pneus estarão pintados de verde. Apenas uma listra continuará branca nos compostos mais macios, para que estes sejam diferenciados dos mais duros. A medida faz parte da campanha Torne os Carros Verdes, que busca chamar a atenção do público para questões ambientais. A categoria vem adotando, cada vez mais, recursos ecologicamente corretos. Em 2009, estréia o sistema de recuperação de energia cinética