quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Novo blindado poderá substituir viaturas da polícia


Um novo blindado desenvolvido pelo Centro de Tecnologia do Exército (CTEx) poderá substituir as blazers e demais carros utilizados pelas polícias no patrulhamento do Rio. O protótipo da Viatura Especial de Patrulhamento (Vespa) foi apresentado na manhã desta quinta-feira (9) na sede do Centro, na Barra de Guaratiba, na Zona Oeste.

"Não é um blindado como o `caveirão`. É um blindado que será usado no patrulhamento normal da cidade. O projeto demorou 12 meses para ficar concluído e foi feito para atender a todas as necessidades dos policiais", disse o major Aguiar, do CETx.

A blindagem do novo veículo suporta tiros de fuzil, inclusive nos pneus. Com capacidade para cinco pessoas, o carro tem seis seteiras, que é uma pequena abertura, que vão evitar que os policiais fiquem com o cano de suas armas para fora da janela. Seu peso é de seis toneladas, e pode chegar a 130 km/h.

O carro entrará em fase de testes nos próximos 60 dias. A princípio, ele será usado no patrulhamento das vias expressas do Rio. O valor do projeto não foi divulgado.

O evento de apresentação do protótipo contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, e de representantes do Exército e das polícias Militar e Civil.

"O protótipo está aprovado. Após a fase de testes, vamos avaliar como ele será inserido nas polícias do Rio", disse.

Nenhum comentário: